Novembro em retrospectiva: entre vídeos, tirinhas e textos agente fecha o mês.
Criando, jogando e contando histórias: o resumo de novembro no HQ Pixel.
Olá leitoras e leitores que vez ou outra prestigiam algum conteúdo produzido por mim nos canais digitais. O mês de novembro vem chegando ao fim e trago neste newsletter um breve resumo do que andei publicando.
Não consegui manter o ritmo que eu gostaria na produção dos meus textos, ilustrações e vídeos, sem contar que ainda falta a música, que pretendo retomar após quase 20 anos sem criar. Tenho muitas ideias pra colocar no mundo e sei que tudo vai surgindo em seu devido tempo.
Criar um canal no Youtube, um blog, páginas e perfis em redes sociais são os mecanismos que encontrei para ter um motivo de não parar de pensar e me expressar além de meu círculo pessoal. Ainda tenho dificuldades em escrever tudo que gostaria e aos poucos, vou melhorando.
Enquanto não me dedico à música com mais frequência, venho falando de Histórias em quadrinhos e videogames. Às vezes dou uma escapulida para a literatura e artes visuais, mas sempre fazendo um paralelo com a 9ª e a 10ª arte.
Crônicas do Jogo
Este mês no quadro Crônicas do Jogo do canal HQ Pixel no Youtube, eu trouxe o jogo “Killer Instinct”, depois fiz um review do “Sonic Generations” no Play Station e concluí o mês com uma gameplay no “Atari 2600” e falando sobre a experiência de troca ou empréstimo de jogos, em paralelo com a nova tendência dos jogos digitais, os quais não há mais como possuí-los de forma efetiva e nem compartilhar seus títulos com amigos.
Conversa de Gibi
Também no Youtube, lá no quadro Conversa de Gibi eu falei do livro Mangaká: Lições de Akira Toriyama, depois fiz uma review comentada do mangá “A lenda de Musashi” e fechei o quadro com uma conversa que rendeu até post no blog onde falei da obra “Angola Janga” fazendo um paralelo com o Dia da Consciência Negra.
Na área Zine Pixel lá do site eu publiquei o processo de criação de uma tirinha do Punk Dog. Ilustrei o texto com algumas imagens das etapas da criação e falei de detalhes dos recursos utilizados e o tempo que levei para concluir e publicar. Você pode ler a tirinha nesse link: Punk Dog – Um dia de Cão.
Agradeço imensamente a você que parou por alguns minutos para ler este texto e deixo abaixo os links para os vídeos do mês e também do conteúdo publicado no blog. Se você não se inscreveu ainda para receber meu conteúdo faça isso caso tenha interesse. Acompanhe também as redes sociais e o canal do Youtube. Será muito bom saber que está aí do outro lado da tela quando eu publicar algo.
Angola Janga: um reino de resistência nos quadrinhos
Eu já disse por aqui a alguns posts atrás, que as histórias em quadrinhos podem ser muito mais do que simples narrativas ilustradas ou diversão para crianças. As HQs são capazes de transformar memórias esquecidas em experiências vívidas, ressignificar momentos históricos e despertar nossa consciência sobre lutas fundamentais. É nesse contexto que "Angola Janga", obra-prima de Marcelo D'Salete, se destaca como um poderoso instrumento de resgate histórico e reflexão social, mergulhando nas profundezas da resistência negra no Brasil colonial através de uma narrativa gráfica única e comovente.
Te convido a ler o texto que trago sobre essa obra, que vem ganhando prêmios no mundo todo e compartilhar nos comentários sua opinião. Bem-vindos a Angola Janga! LEIA MAIS...
Um dia de CÃO!
Seria errado eu falar que gosto de desenhar enquanto ouço palestras presenciais? Pois é! Esse é um costume que me acompanha desde as primeiras edições do Latinoware (evento de Software Livre anual de Foz do Iguaçu). O interessante é que eu consigo fazer tranquilamente as duas coias. Fico atento à palestra e consigo esboçar minhas ideias para serem trabalhadas posteriormente. E foi assim, em uma palestra no meu trabalho que eu levei meu bloco, lapiseira e comecei essa tirinha. Primeiramente me veio o título. Sem nenhuma ideia a mais, anotei para ver se iria soar bem, dividi a página em quadros e comecei a escrever as falas. Os esboços vieram depois de uns dois dias. Achei melhor trazer para o digital para treinar a técnica com meu display gráfico. LEIA MAIS...
As crônicas, conversas e gameplays que rolaram no Canal do Youtube
E pra finalizar quero dizer que gostei do que fiz esse mês e espero que você também. A meta é manter o rítmo para o final do ano. Mais uma vez, obrigado por dedicar um pouco do seu tempo aqui comigo!
Marcos Antônio
HQ Pixel
Acompanhe o HQ Pixel mais de perto:
www.hqpixel.art - Blog com postagens sobre Histórias em Quadrinhos, Videogames e Conteúdo Autoral;
Bluesky.app/hqpixel.bsky.social;